E… já estamos em junho! O 6º mês do ano chegou e, com ele, o momento ideal para revisar nosso planejamento anual. Principalmente nesse 2020, onde muitos dos nossos planos precisarão ser revistos e nossas rotas “recalculadas”… Mas, isso não é motivo para desespero… Ter que mudar um plano significa que, pelo menos, você tem algum! A adaptação é uma das competências mais estratégicas que um ser humano pode desenvolver e nos possibilita, também, entender que há tempo para tudo: inclusive para relaxar e ser mais complacente consigo mesmo. Por isso, preparamos algumas dicas para você revisar seus objetivos do ano:
Leia mais...EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: novos paradigmas da organização pessoal
Na semana passada iniciamos uma série de postagens sobre os novos paradigmas da organização pessoal frente às questões que nos estão sendo impostas durante esse período de quarentena. Nosso primeiro tema foi Minimalismo e o tema desta semana é a adaptação à EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
Leia mais...MINIMALISMO: novos paradigmas da organização pessoal
Abril começa totalmente diferente de qualquer outro mês que já vivemos. Um mês de incertezas, de preocupações. Mas também um mês de introspecção, de autoconhecimento. Um mês que será repleto de expectativa, esperança e de mudanças. Mudanças essas que independem da nossa capacidade de lidar ou de querer lidar com elas. Afinal, no meio de todo esse caos atual, uma certeza paira: nada mais poderá ser como antes e que, sequer, será possível ser como antes. Pensando nisso, nós da Organização por Adriana Schatz estamos iniciando uma série de postagens para falar um pouco sobre mudança de paradigmas na organização pessoal. E que assunto poderia ser melhor para começar que MINIMALISMO?
Leia mais...HOME OFFICE: dicas para trabalhar em casa
Com a necessidade de distanciamento social, uma opção que vem sendo adotada pelas empresas é a substituição do trabalho nas sedes pelo home office. Mas, como se adaptar tão rapidamente a este novo estilo de trabalho? Aqui vão algumas dicas para facilitar esta adaptação:
Leia mais...ORGANIZAÇÃO PESSOAL E ROTINAS em tempos de coronavírus
Com tantas notícias sobre a crescente pandemia de coronavírus, é comum que as pessoas fiquem preocupadas com a organização (ou reorganização) de suas rotinas. Por isso, seguem algumas dicas relacionadas à organização pessoal e de rotina neste período:
Leia mais...PLANEJAMENTO 2020
Final do ano chegando e é normal que todos comecem a refletir sobre o que passou em 2019 e o que virá em 2020. É geralmente neste período que avaliamos os objetivos que pretendíamos atingir no ano corrente e definimos alguns novos planos para o ano que virá. Se você percebe que, ano após ano, deseja realizar algumas coisas, faz listas, traça planos e – mesmo assim – pouco realiza, que tal mudar de estratégia para 2020? Aqui vão cinco dicas para adotar neste final de ano e não precisar se desesperar em 2020:
Leia mais...PRODUTOS OU
Quem já visitou minha casa (ou recebeu minhas indicações de produtos organizadores) sabe o quanto sou apaixonada pelos produtos da @ouoficial. Por isso, quando anunciaram a criação do Clube OrganizOu, durante a #POB2019, fui correndo me cadastrar para receber dicas de organização e informações sobre os lançamentos da marca. Eis minha surpresa quando descobri que eu, @adrianakurovski, fui uma das contempladas do primeiro sorteio do Clube! As peças que recebi são maravilhosas: além de muito bonitas, são extremamente versáteis, se adequando às mais diversas áreas da casa e às necessidades do dia a dia.
Leia mais...DESTARTE CONSCIENTE
Após três eventos seguidos e uma (merecida!) semana de descanso, retomamos as postagens de dicas de organização com um tema controverso: DESCARTE. Na maioria dos métodos existentes, a realização do descarte é uma das fases mais importantes do processo de organização, uma vez que seu principal objetivo é o de se “desfazer” do que não é mais necessário (ou útil) com o intuito de “abrir espaço” para novas experiências (itens úteis e necessários). Mesmo assim, uma pergunta recorrente no processo de assessoria é se, de fato, esta fase é necessária. O descarte deve ser feito de modo plenamente consciente e considerando o atual momento da pessoa participante do processo de organização. É muito comum encontrar pessoas realizando o processo de descarte com base no estilo de vida que gostariam de ter ou que um dia tiveram (e não considerando a vida atual que efetivamente levam). Por […]
Leia mais...QUAL A DIFERENÇA ENTRE ARRUMAR E ORGANIZAR?
A grande maioria das pessoas tem dúvidas quanto a real diferença entre ‘arrumar’ E ‘organizar’. Para exemplificar cada uma delas, sempre utilizo a frase do famoso escultor romeno Constantin Brancusi: “A simplicidade é a complexidade resolvida”. Provavelmente você já ouviu alguém descrever sua casa ou seu espaço de trabalho como uma ‘bagunça organizada’. Isso ocorre quando apenas guardamos os itens, arrumando-os, sem nenhum tipo de método, sem uma organização prévia. Quando ARRUMAMOS as coisas que possuímos, apenas estamos guardando-as. Se elas possuem um lugar certo, ou seja, estão ORGANIZADAS, sabemos exatamente onde colocar. Mas, na maioria das vezes, não é o que acontece. Na prática, quando não há lugar definido para cada categoria de itens da nossa casa, abrimos qualquer gaveta (ou qualquer porta, ou ainda o depósito) e simplesmente colocamos as coisas lá dentro, sem nenhuma ordem, sem nenhum padrão. Depois de alguns dias, já […]
Leia mais...COMO COMEÇAR?
Geralmente, quando decidimos organizar a casa ou o ambiente de trabalho, nosso primeiro impulso é agir: retirar tudo de dentro de armários e gavetas ou, ao contrário, ir guardando tudo que vamos encontrando pelo caminho na primeira gaveta que encontrarmos. No final do dia, estamos com várias atividades pela metade, vários móveis abarrotados, nenhum cômodo finalizado e pouca motivação para continuar. Por isso, uma das dúvidas mais comuns na hora de organizar é qual o melhor meio de começar. Como administradora, considero que o primeiro passo para realizar qualquer projeto com sucesso é um bom PLANEJAMENTO. Sem planejar adequadamente, torna-se difícil cumprir nossos OBJETIVOS; até porque precisamos saber claramente o que queremos (e podemos) realizar dentro do período de tempo que temos disponível. Explico: Se queremos organizar adequadamente toda nossa casa, mas temos disponíveis apenas 4 horas, não podemos cair na ilusão de que conseguiremos finalizar […]
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