ORGANIZAÇÃO PESSOAL E ROTINAS em tempos de coronavírus

Com tantas notícias sobre a crescente pandemia de coronavírus, é comum que as pessoas fiquem preocupadas com a organização (ou reorganização) de suas rotinas.

Por isso, seguem algumas dicas relacionadas à organização pessoal e de rotina neste período:

1. Em primeiro lugar, não há necessidade de pânico. Apenas precisamos ficar atentos e redobrar os cuidados de higiene e limpeza. Por isso, converse com as pessoas que residem com você e estabeleça uma rotina de higienização pessoal (principalmente ao chegar em casa, antes de interagir com os demais) e da casa (incluindo maçanetas, espaços de guarda de chaves, entre outros).

2. Se possível, reagende reuniões e/ou as faça por meios digitais (videoconferência, por exemplo). Além de poupar o tempo de deslocamento, você contribui para evitar aglomerações.

3. Se você tem a possibilidade de ficar em casa, fique. Não é uma questão de pânico, mas de respeito àqueles que não tem essa possibilidade. Desta forma, você diminui a lotação dos ambientes e contribui para evitar a proliferação do vírus.

4. Na organização da casa, este é um bom momento para repensar os ambientes “entulhados”. Quanto mais “clean” o ambiente, mais fácil de higienizar.

5. Lembrem-se que, além do coronavírus, estamos enfrentando outras epidemias em nosso país. Então, que tal aproveitar e conferir o jardim e demais espaços para garantir que não haja focos de proliferação de mosquitos? E que tal aproveitar e procurar sua carteirinha de vacinação para conferir como está sua imunização?

6. Se você tem o hábito de comer fora, continue prestigiando os estabelecimentos enquanto possível. Porém, ao invés de se alimentar no local, opte por levar para casa ou pedir para entrega. Fica a dica também para os restaurantes e demais estabelecimentos de outros ramos: que tal aproveitar o momento para implantar um serviço de “delivery”?

7. Se você tem filhos e as aulas foram suspensas, planeje algumas atividades para realizar durante o período em que a criança/adolescente estaria em aula. Isso contribui para manter a rotina e facilita a retomada das atividades, quando ocorrer.

8. Aproveite também para propor atividades lúdicas de organização do quarto/espaço da criança. Sim, separar os brinquedos pode ser divertido, principalmente se você estabelece regras interessantes, como se fosse um jogo. Inclusive, este pode ser um bom momento para a criança aprender a prática do desapego. Mas lembre-se: a melhor forma de ensinar a desapegar e a organizar é através do EXEMPLO!

9. Então, que tal você aproveitar este período para praticar o desapego? Escolha um tipo de item (pode ser entre as roupas, acessórios, produtos de beleza, ou até itens de cozinha) e comece a selecionar aquilo que, de fato, é útil, necessário ou que você realmente ama. O restante poderá ser doado ou, em alguns casos, poderá até ser vendido! Olha que oportunidade de ajudar o próximo ou ainda ganhar um dinheirinho extra!

10. Aproveite também o período para adquirir novos hábitos como ler ou meditar, por exemplo. Geralmente temos algum hábito que gostaríamos de incluir na rotina, mas que consideramos que nunca temos tempo para começar. Outra boa proposta para o período (neste caso de redução de hábito) é reduzir o tempo nas redes sociais. Nada ocupa mais nosso tempo do que ficar rolando nossa timeline. Empregue esse tempo extra em outras atividades e verá que você tem mais tempo do que imagina.

É isso pessoal. Aproveito e reforço também a importância de não espalhar Fake News, que só causam mais preocupação exacerbada e desespero. Então, se não está em uma fonte oficial, não compartilhe!

Com certeza vamos superar toda essa turbulência. É só uma questão de cuidado e paciência.

Posted in Uncategorized.

Adriana Schatz é Personal Organizer certificada pelo Método Reorganize, especialista em Organização de Mudanças e em Organização Pós-Luto – ambas pela OZ. Formada em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, encontrou na organização um meio para realizar seu propósito de vida: transformar o mundo em um lugar melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *