A grande maioria das pessoas tem dúvidas quanto a real diferença entre ‘arrumar’ E ‘organizar’. Para exemplificar cada uma delas, sempre utilizo a frase do famoso escultor romeno Constantin Brancusi:
“A simplicidade é a complexidade resolvida”.
Provavelmente você já ouviu alguém descrever sua casa ou seu espaço de trabalho como uma ‘bagunça organizada’. Isso ocorre quando apenas guardamos os itens, arrumando-os, sem nenhum tipo de método, sem uma organização prévia.
Quando ARRUMAMOS as coisas que possuímos, apenas estamos guardando-as. Se elas possuem um lugar certo, ou seja, estão ORGANIZADAS, sabemos exatamente onde colocar. Mas, na maioria das vezes, não é o que acontece.
Na prática, quando não há lugar definido para cada categoria de itens da nossa casa, abrimos qualquer gaveta (ou qualquer porta, ou ainda o depósito) e simplesmente colocamos as coisas lá dentro, sem nenhuma ordem, sem nenhum padrão. Depois de alguns dias, já não sabemos mais onde colocamos cada item e, por isso, perdemos tempo procurando-os. Em outros casos, acabamos por comprar o item novamente, desperdiçando tempo e dinheiro. Tempos depois, quando encontramos o item perdido, ele já não é útil.
Se nossa casa está ORGANIZADA, seguindo uma lógica e um padrão, sabemos onde encontrar cada item que possuímos. Desta forma, não perdemos tempo procurando-os. Além disso, quando um item não está no lugar, sabemos exatamente onde guardar.
A simplicidade é a complexidade resolvida. Quando só o que temos é uma ‘bagunça guardada’, fica realmente difícil pensar em organização. Mas, quando cada item possui seu próprio espaço, a complexidade causada pela bagunça é resolvida, transformando-se em uma organização simplificada e fácil de ser arrumada.
Está com dificuldades para organizar sua bagunça? Entre em contato conosco e agende uma visita!