PLANEJAMENTO 2020: hora de revisar!

E… já estamos em junho! O 6º mês do ano chegou e, com ele, o momento ideal para revisar nosso planejamento anual. Principalmente nesse 2020, onde muitos dos nossos planos precisarão ser revistos e nossas rotas “recalculadas”…

Mas, isso não é motivo para desespero… Ter que mudar um plano significa que, pelo menos, você tem algum! A adaptação é uma das competências mais estratégicas que um ser humano pode desenvolver e nos possibilita, também, entender que há tempo para tudo: inclusive para relaxar e ser mais complacente consigo mesmo.

Por isso, preparamos algumas dicas para você revisar seus objetivos do ano:

1. Comece verificando quais objetivos você já cumpriu.

Não os risque, apenas: faça uma lista para seus objetivos cumpridos em 2020. Suas vitórias precisam ser celebradas e lembradas!

2. Nesta mesma lista de objetivos cumpridos em 2020, escreva tudo que aprendeu ou fez e que não estava incluído em seu planejamento original.

Nem sempre listamos tudo que precisamos (ou queremos) fazer – principalmente nos nossos primeiros planejamentos – e esta atitude irá te auxiliar a perceber o quanto você pode aproveitar seu tempo (e talvez o que realmente importa e merece ser feito).

Além disso, esta lista irá te auxiliar a valorizar suas realizações nesse ano complexo e a elaborar seu planejamento para os próximos anos.

3. Em seguida, retome a lista de objetivos para 2020 e reveja objetivo por objetivo: verifique se o mesmo ainda é válido, se faz sentido para você hoje.

Não há problema em mudar de ideia ou desistir de uma para incluir algo totalmente novo. O planejamento é um norte, uma direção. Mas isso não significa que devemos cumpri-lo ‘ao pé da letra’ se algumas coisas já não nos trazem mais felicidade ou não fazem mais parte da nossa realidade. Risque e siga em frente!

4. Confira se todos os seus objetivos foram devidamente quantificados; ou seja: se todos foram transformados pequenas metas claras.

Um exemplo: se um dos seus objetivos é “Ler Mais”, especifique: Quanto a mais? Seria em quantidade de livros no ano? Quantidade de horas? Qual frequência? Que tipo de livros? Técnicos e relacionados à sua área? Ficção? Livros para seu desenvolvimento pessoal?

Na postagem sobre o Planejamento de 2020 há um tópico dedicado a este tema, mas resumindo: Deixe claro o que exatamente você pretende alcançar até o final do ano.

5. Reveja meta por meta e pergunte-se: é possível cumpri-la até dezembro de 2020?

Se é, agende-a e programe-se para cumprir cada etapa. Se não, reveja a proposta original.

Seguindo no mesmo exemplo: Se você definiu que iria ler um livro por mês e, até agora, só finalizou 2 livros em 5 meses, que tal rever a meta para 5 livros ao ano?

Mas, lembre-se: é fundamental que a meta seja possível, mas também é importante que, de alguma forma, ela seja desafiadora. Então, nesse exemplo, nada de colocar 3 livros ao ano!

6. Se necessário, inclua novos objetivos.

Sim, você pode incluir novos objetivos em seu planejamento. Mas, leve em consideração se eles estão alinhados com você, com suas necessidades e com seu propósito de vida.

Considere também o período que tem disponível e todos os demais objetivos que você listou. É preciso que você possa cumprir todos no tempo disponível.

Devido à pandemia, algumas pessoas estão tendo que repensar todo o planejamento para 2020. Se esse é o seu caso, considere pensar o “ano” de 07/2020 a 07/2021 ou ainda pensar nos próximos 18 meses (07/2020 a 12/2021). Não há problema algum nisso, o calendário é apenas uma base.

7. Relaxe e aceite.

Tem coisas que, por mais que a gente insista, não iremos conseguir cumprir. Ou pelo menos não na quantidade e frequência que gostaríamos. Nesses casos, é melhor fazer alguma coisa do que nada.

Há outras coisas que, por ‘N’ motivos, precisamos cumprir e ponto final. São os casos de objetivos e metas relacionados à saúde: atividades recomendadas pelos médicos, fisioterapeutas, psicólogos, etc. Aceite e se esforce para cumprir; quanto antes você se adaptar a ela, mais leve e descomplicada sua rotina ficará.

Há ainda aquelas rotinas que seriam muito importantes que cumpríssemos. Tentar incluir todas de uma vez é receita para o fracasso. Escolha uma e foque até se adaptar a ela. Quando a rotina já estiver enraizada e cumpri-la não exigir um esforço extra, escolha a próxima.

Por isso, é importante repetir: não planeje mais objetivos do que é possível cumprir.

Por mais positividade que a gente possa querer espalhar, nós sabemos que tem sido um período difícil. Então, não se julgue se você não está conseguindo fazer tudo que gostaria ou se tem alguns dias que sua vontade é ficar no sofá sem fazer nada.

Mas, se você está sentindo que essa tristeza está se prolongando demais ou que isso está te fazendo muito mal, procure ajuda! Há diversos projetos sérios onde psicólogos estão atendendo neste período online e de graça!

Estas são nossas dicas para trabalhar seu planejamento em 2020. Se você tem alguma dúvida ou quer sugerir algum tema para nossas postagens, entre em contato conosco clicando AQUI.

Posted in Uncategorized.

Adriana Schatz é Personal Organizer certificada pelo Método Reorganize, especialista em Organização de Mudanças e em Organização Pós-Luto – ambas pela OZ. Formada em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, encontrou na organização um meio para realizar seu propósito de vida: transformar o mundo em um lugar melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *