Final do ano chegando e é normal que todos comecem a refletir sobre o que passou em 2019 e o que virá em 2020. É geralmente neste período que avaliamos os objetivos que pretendíamos atingir no ano corrente e definimos alguns novos planos para o ano que virá.
Se você percebe que, ano após ano, deseja realizar algumas coisas, faz listas, traça planos e – mesmo assim – pouco realiza, que tal mudar de estratégia para 2020?
Aqui vão cinco dicas para adotar neste final de ano e não precisar se desesperar em 2020:
1. AVALIE QUAIS RAZÕES OU CIRCUNSTÂNCIAS LEVARAM VOCÊ A CONSEGUIR CUMPRIR ALGUNS OBJETIVOS E A NÃO CONSEGUIR CUMPRIR OS DEMAIS.
Realizar este exercício fará você refletir sobre quais são seus reais interesses e a repensar aquelas metas que definimos apenas “porque todo mundo faz” ou “porque sempre foi um desejo”. Pense bem: você realmente precisa/quer perder alguns quilinhos? Ou fazer cinco novos cursos por ano?
Lembre-se: você é a melhor pessoa para julgar o que é essencial na sua vida!
2. LISTE TODAS AS SUAS REALIZAÇÕES DE 2019 QUE NÃO ESTAVAM NA SUA LISTA DO INÍCIO DO ANO.
Isso te ajudará a perceber o tempo que você dedicou a outros projetos e, talvez, repensar o que realmente importa na sua vida.
3. PENSE RACIONALMENTE: QUAIS OS TRÊS OBJETIVOS MAIS IMPORTANTES QUE VOCÊ GOSTARIA DE ALCANÇAR EM 2020?
Se todo ano você faz uma lista com 10 objetivos e não realiza nenhum, por que não escolher apenas os mais importantes e focar suas energias neles? Mas, seja realista! Não adianta definir um objetivo que você sabe que não poderá cumprir dentro do período do próximo ano ou objetivos que se impeçam mutualmente (por exemplo: estudar todos os finais de semana e sair com os amigos todos os finais de semana… nós sabemos muito bem qual deles ficará em segundo plano!).
Se você só conseguiu pensar um ou dois objetivos, não tem problema! O importante é não expandir demais e fugir do seu foco principal.
4. DIVIDA SEUS OBJETIVOS EM PEQUENAS METAS, QUE PODERÃO SER CUMPRIDAS NO DECORRER DO ANO.
Não adianta pensar que conseguirá cumprir todos os objetivos no primeiro trimestre ou semestre do ano! Tudo tem seu tempo, principalmente quando nossos planos são mais complexos ou dependem de ações de terceiros. Por isso, é legal mensurar (quantificar) suas metas e definir um período de tempo para cumprir cada uma das “pequenas partes”.
Anote todas estas informações em sua agenda (física ou digital) para facilitar o acompanhamento. Se, no decorrer do próximo ano, você perceber que uma das metas está atrasada ou próximo de atrasar, será mais fácil revisá-la.
5. ESPERAR O MOMENTO PERFEITO PARA COMEÇAR É A MELHOR MANEIRA DE NÃO REALIZAR NADA.
Se você tem o objetivo – por exemplo – de aprender um novo idioma mas, neste momento, existe algum impeditivo (tempo, dinheiro, etc.), por que não começar assistindo filmes no idioma que deseja aprender? Ou por que não baixar um dos muitos aplicativos gratuitos que permitem realizar atividades curtas no idioma selecionado? Aparentemente parecem ações simples, porém elas te colocarão um pouco mais próximo de seu objetivo.
Estas são nossas dicas para que seu próximo ano seja mais produtivo!
Se você quer iniciar o ano de forma mais organizada e ordenada e não sabe por onde começar, entre em contato e agende uma visita de avaliação gratuita!