Após três eventos seguidos e uma (merecida!) semana de descanso, retomamos as postagens de dicas de organização com um tema controverso: DESCARTE.
Na maioria dos métodos existentes, a realização do descarte é uma das fases mais importantes do processo de organização, uma vez que seu principal objetivo é o de se “desfazer” do que não é mais necessário (ou útil) com o intuito de “abrir espaço” para novas experiências (itens úteis e necessários). Mesmo assim, uma pergunta recorrente no processo de assessoria é se, de fato, esta fase é necessária.
O descarte deve ser feito de modo plenamente consciente e considerando o atual momento da pessoa participante do processo de organização. É muito comum encontrar pessoas realizando o processo de descarte com base no estilo de vida que gostariam de ter ou que um dia tiveram (e não considerando a vida atual que efetivamente levam). Por isso, o descarte precipitado poderá ter um resultado pior que a não realização do mesmo.
Outro problema comum é realizar o processo de descarte na presença ou com o auxílio de parentes (seja mãe, pai, irmãos, cônjuge, etc.) ou amigos. A tendência, nesses casos, é não considerar o próprio interesse/gosto em cada item avaliado, e sim considerar e dar excessivo peso à opinião do outro. Se o parente ou amigo for “muito apegado” aos bens, pior ainda! Ao invés de desentulhar sua casa e direcionar os itens a quem realmente pode precisar, você acabará apenas “transferindo” o entulho para a casa de outra pessoa.
Para auxiliar neste processo, sem interferir nas escolhas pessoais de cada cliente, o profissional de organização estará devidamente treinado para indicar os melhores métodos disponíveis em cada caso, desconsiderando seus próprios gostos e experiências pessoais em prol do melhor resultado para o cliente.
Descartar é aprimorar nossa capacidade de julgar nossas necessidades, nossos interesses e nosso gosto pessoal. É aprimorar nossa capacidade de escolher. Por isso, nunca devemos “delegar” esta tarefa a outra pessoa.
Se você não se sente confiante o suficiente para realizar o descarte sozinho, não realize esta etapa ou, então, procure ajuda especializada.
Quer se organizar, mas sempre trava no momento de realizar o descarte? Entre em contato conosco e agende uma visita de avaliação gratuita!